sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Projeto Integrador: Apresentação

Apresentação do projeto integrador da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC do curso de Engenharia Mecânica.
Disciplinas participantes: Estática, Metrologia e Materiais de Construção Mecânica I.

Professores(as): Targino Amorim, Ricardo Reis e Joyce Azevedo
Integrantes: Caio Amaral, Igor Morais, Felipe Calado e Raony Santana

O projeto integrador é uma atividade curricular interdisciplinar que visa desenvolver as competências que são adquiridas durante o período letivo, trazendo a importância da inter-relação dos aprendizados que estão sendo adquiridos no processo de formação tanto quanto o desenvolvimento da habilidade de realização de atividades em grupo.

O objetivoProjetar e fabricar, completamente em materiais poliméricos ou cerâmicos e com estrutura treliçada, uma rampa para o transporte de tonéis de óleo comestível de soja, em escala reduzida, segundo especificações descritas no enunciado:


A Histanai Engenharia é uma empresa iniciante no ramo de projetos e estruturas. Uma pequena empresa da agroindústria tem a necessidade de uma Rampa para Transporte de Tonéis de óleo comestível de soja, e os profissionais da nossa empresa serão responsáveis pela instalação de um novo sistema que interligará a Unidade Produtora à Unidade de Envase com maior eficiência. Estas unidades estão localizadas na margem da estrada de acesso pela qual chegarão os caminhões que levarão os tonéis. As características exigidas pelo cliente são:

-  A Rampa para Transporte deverá ser composta pela Plataforma Superior, conectada à Unidade de Envase, a Seção de Transporte por Deslizamento e uma Plataforma de Carregamento de caminhões.
-  A Plataforma Superior deverá ter 1,20 m de comprimento por 2,90 m de largura. Esta plataforma deverá comportar até 2 operadores que trabalharão com até 4 tonéis.
-      A Plataforma de Carregamento de caminhões deverá ter as mesmas dimensões da superior e terá até 2 operadores trabalhando com até 3 tonéis.
-      A estrutura de sustentação das Plataformas e da Seção de transporte deve ser treliçada.
-      A rampa deve ser o mais curta possível, porque a área disponível à margem da estrada para manobrar os caminhões é restrita, de maneira que quanto menos espaço a rampa tomar, melhor.
-   O comprimento máximo admissível para a Rampa para Transporte completa (Plataforma Superior, Seção de Transporte e Plataforma de Carregamento) é de 13 m.
-     Os tonéis serão transportados cheios e deverão deslizar em pé, na rampa seca, sem tombar ou rolar.
-     Os tonéis utilizados têm 544,25 mm de diâmetro e 687,76 mm de altura e são fabricados em chapas de aço carbono de 3 mm de espessura.
-     Para o dimensionamento das duas plataformas deve-se majorar a sua solicitação máxima utilizando um coeficiente de segurança de 3,00.

A empresa do ramo agroindustrial está disposta a contratar a Histanai Engenharia, mas, pelo fato deste ser o primeiro projeto da empresa iniciante, a contratante solicita o projeto e a fabricação de um protótipo em escala reduzida com um fator de redução dimensional de 9,3 para Provas de Conceito. A partir do memorial de cálculo e deste protótipo serão avaliados o método e os cálculos para o dimensionamento da estrutura treliçada, a capacidade de transporte da rampa e a eficiência do projeto no que diz respeito ao espaço ocupado pela rampa e à sua massa total."

Os requisitos do protótipo são: 
O protótipo deverá ser fabricado totalmente em material polimérico ou cerâmico e sua massa total não poderá ultrapassar 4,0 kg ± 2%. Todas as dimensões lineares e angulares, assim como a massa, definidas no projeto do protótipo deverão ter uma tolerância de fabricação de ± 2%.

Durante o desenvolvimento e execução do projeto, o blog apresentará as etapas através de postagens semanais. Os tópicos principais do cronograma da Histanai Engenharia são:

     
  •  descritivo técnico resumido;
  •  definição dos materiais do protótipo acompanhada de suas justificativas;
  •  ensaios de caracterização de propriedades de material; 
  • cálculos realizados (escalonamento, dimensionamento e transporte dos tonéis);
  •  modelo CAD 3D;
  •  descrição do processo de fabricação com fotos do protótipo sendo fabricado;
  •  medição das dimensões principais do protótipo; 
  • apresentação final;
  •  link de vídeos produzidos pela equipe e postados no youtube (pelo menos 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário