No dia 1° de dezembro, a Histanai reuniu-se para finalmente realizar o ensaio para a determinação da inclinação mínima da rampa, na qual o tambor estaria na iminência de deslizar. Até então, devido a estrutura a qual foi planejada para o protótipo, a inclinação da rampa fora deixada de lado. Contudo, mesmo não afetando a estrutura final do protótipo, faz-se necessário, até mesmo para maior entendimento do cliente, apresentar todos os dados para a confecção da estrutura encomendada.
Primeiramente, o ângulo mínimo se trata da menor inclinação na qual o corpo colocado no plano inclinado, especificamente o tambor, estará na iminência do movimento. Tal estado de iminência se trata da situação na qual o corpo estará sofrendo o maior intensidade possível de atrito estático, prestes a sofrer atrito dinâmico ao iniciar o movimento. Esse ângulo, além disso, representa também o coeficiente de atrito estático.
∑ Fx = Px - Fat = 0 ∑ Fy = N - Py = 0
∑ Fx = P.cosƟ - µN = 0 ∑ Fy = N - PsenƟ = 0 ⇾ N = P.senƟ
∑ Fx = P.cosƟ - µ(P.senƟ) = 0
µ = (P.cosƟ) / (P.senƟ) ⇾ µ = Tg Ɵ
Sendo que Ɵ representa a inclinação na qual o tambor estará na iminência de iniciar o movimento
Utilizando um goniômetro, descobriu-se que 11° de inclinação é o ângulo mínimo da rampa e, além disso, a tangente desse ângulo revela um coeficiente de atrito estático de 0,194 entre o material do tambor e o material da superfície da rampa.
Goniômetro, placa do material e tonel durante o teste:
O grupo Histanai se aproxima de suas últimas etapas, em breve um vídeo demonstrando o trabalho empreendido por essa equipe será compartilhada no blog.
Agradecemos sua visita,
A Histanai.